Estamos falando agora da finalização do discurso, de entregar o serviço, você comprou um serviço e quer aquele serviço entregue, olha a nossa alegria quando a gente pede um prato nesses fast food e a pessoa traz um prato bem quente, bem guardadinho, bem arrumadinho e entrega pra nós, o nome disso é qualidade, nome disso é comunicação perfeita.
A gente tem que ter uma comunicação que a pessoa compreenda o quê que a gente quer dizer, aonde a gente quer chegar e sem letrinhas miúdas, sem escorregadios, sem nada daquilo que atrapalha a compreensão da pessoa, o nome disso é clareza naquilo que você diz, naquilo que você fala.
E hoje o segundo tópico pra que você alcance a finalidade do seu discurso, é definir se você vai fazer um discurso coloquial do dia a dia ou se você vai fazer um discurso formal. Então aqui mais para o nordeste se habituou muito as pessoas quando falam, por conta dos humoristas, por conta das pessoas engraçadas, a fazer discursos coloquiais e nesses discursos coloquiais se usa uma ou outra palavra negativa.
Palavras negativas são aquelas palavras imorais, desconectas e todo mundo rir daquilo, acontece que a finalidade do discurso não é fazer rir como se faz no stand up de piadas, né, a finalidade do discurso é levar alguém para um caminho, para uma finalidade.
Pessoas de sucesso levam pessoas pra esse lugar, deixa uma marca. Então nós precisamos entender primeiro, será que cabe uma linguagem coloquial, uma linguagem frágil, uma linguagem cheia de erros, cheias de palavras descabidas ou se eu faço discurso mais beirando a formalidade.
Então qual é a minha compreensão sobre isso, deixa eu ver se a gente se afina, eu sempre acho, eu sempre acredito, acho não, eu acredito que a gente deve começar sempre pela forma formal, sempre pelo discurso escorreito, aí quando quebrar o gelo, aí quando houver uma certa afinidade, uma certa intimidade, a gente entra num discurso coloquial mais simples, porém com qualidade.
Então a minha sugestão é, quê você através do discurso, dirá como é que você vai fazer a forma, e a forma é uma linguagem onde eu consiga traduzir para aquele que me ouvi um discurso seguro, então eu devo partir do formal, o que é o formal, formal é uma linguagem mais séria, é um português mais pensado, é algo que você vai aprender no segmento dessas ideias e que você transmite.
No final, quando todo mundo já está antenado, está ligado a você é que você parte para uma linguagem mais próxima, mais intimista, mas sempre com alguma reserva, porque há auditórios que enquanto você não se torna um pop star, uma pessoa reconhecida mundialmente, tem algum tipo de barreira.
Quebre essa barreira, aí vamos para o aperto, para o abraço que deu tudo certo. Você está ouvindo como alcançar o objetivo e eu estou conversando com você agora sobre dois caminhos que você pode abraçar logo no início do discurso, uma linguagem formal ou uma linguagem coloquial
É importante que você mantenha um padrão e um respeito maravilhoso que une pessoas diferentes e consiga transmitir seu pensamento para elas.