Você está sendo um bom orador?

FONTE:https://www.google.com/search?

A oratória não é um talento nato, ou seja, não se nasce sabendo. A oratória é uma habilidade a ser desenvolvida pela prática, estudos e dedicação.

Especialmente hoje, onde tudo é comunicação, a capacidade de se expressar bem é um grande diferencial. Por isso mesmo, identificar os sinais que indicam ser necessário investir um tempo para melhorar a oratória é muito importante.

Alguns dos sinais que podem ajudá-lo a perceber se você está sendo um bom orador:

  1. As pessoas têm dificuldades de entender o que você diz?
    Se, nas suas apresentações em público (ou reuniões com colegas e até mesmo em conversas cotidianas), você sente que as outras pessoas têm dificuldades de entender o que você está dizendo, esteja atento: esse é um sinal de que a sua oratória anda precisando de alguns ajustes. Uma forma de perceber isso é notar que as pessoas repetem perguntas ou questionam sobre algo que já foi exposto na sua fala.
  1. Você se sente MUITO nervoso antes de uma apresentação?
    Se você se sente MUITO nervoso antes (e durante) uma apresentação em público, é um sinal de que precisa investir em algumas técnicas de oratória que ajudam a combater essa ansiedade. Há pessoas que, de tão nervosas, não conseguem falar tudo o que prepararam, sentem os famosos “brancos” e esquecem tudo o que planejaram. Outras, por sua vez, sentem mal-estar físico, como suor excessivo, náuseas e tonturas.
    Uma forma que auxilia no nervosismo é repassar toda sua fala com você mesmo diante de um espelho, assim gerará mais confiança sobre os demais olhares durante a apresentação.
  1. O seu público costuma estar disperso?
    Se você sente que as pessoas não estão prestando atenção à sua apresentação ou que é comum o seu público se distrair logo nos primeiros minutos da sua fala, é hora de rever a forma como você se comunica. Normalmente, as pessoas tendem a deixar de prestar atenção em uma fala logo após os primeiros 15 minutos, então vale a pena refletir sobre o tempo da sua apresentação: se ele é muito maior que esses 15 minutos, tente resumir a exposição para não sobre carregar o seu próprio público.
  1. Você se sente frustrado após uma apresentação?
    Quando a apresentação não saiu da maneira como desejamos, aparece um sentimento de grande frustração, acompanhado pela sensação de que havia algo mais para ser dito ou que não conseguimos transmitir nossa mensagem da forma como gostaríamos.Se você se sente dessa forma após uma reunião ou uma apresentação em público, considere rever o modo como tem se comunicado com as pessoas. Talvez a sua apresentação está precisando de ajustes, como uma organização maior do conteúdo ou de inovações quanto à sua fala.
    Nesse caso, uma boa dica é gravar um áudio com a sua explicação, e ao terminar, escutar e refletir se você conseguiu ou não transmitir a sua mensagem da forma que gostaria.

Acompanhe as redes sociais, acesse os links:

https://instagram.com/orlandojradvogados?igshid=kewsfqudixp6

https://leads.etus.social/jpy6k/leads

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram