No discurso SER FORMAL OU INFORMAL?

Fonte: https://img.freepik.com/

Como transmitir confiança e credibilidade?

A formalidade é sempre necessária quando o auditório é desconhecido para você. A informalidade é a abordagem do tema de forma simples, e com uma linguagem acessível. Nesta seara, é recomendado, até, que você inicie o seu discurso contando uma história para “quebrar o gelo”. O mais adequado, em todo caso, é que você parta da formalidade para a informalidade, jamais começando um discurso de forma aleatória.

Assim, para os amigos, trabalhe sempre a linguagem coloquial, para autoridades, sempre um discurso formal. Para o dia a dia, onde se trabalha com afinco a oferta de produtos e serviços com maior maleabilidade, é necessário falar como se estivesse conversando com um cliente do outro lado. E, muito importante, não venda um produto como se estivesse desesperado pelo dinheiro do possível comprador, mas sempre com uma visão de enorme utilidade que será prestada a quem adquirir a sua mercadoria, seja ela um produto ou um serviço.

O vendedor precisa cultivar a atenção de sua plateia, pela excelência com a qual faz a sua apresentação, e motivá-la a adquirir a sua ideia pela pessoa que demonstrou ser. Para isto é necessário que você identifique o seu discurso à realidade para a qual ele será apresentado. Importante mencionar que não se trata de igualar o seu discurso ao público que você irá alcançar, pois o público não gostará de receber as orientações de alguém igual a ele, mas de alguém com quem consegue se identificar e perceber o quão sua vida pode ser melhor, pelo caminho apontado pelo orador, que tem de se manter na posição de líder.

Leia nosso artigo A Postura do Orador e saiba mais!

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS: https://leads.etus.social/jpy6k/orlandojr
Tem mais dúvida? Comente aqui ou mande e-mail!
orlandoadvocacia@hotmail.com

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram